Investigação de Falta de Ar

A falta de ar é um sintoma que leva a piora da qualidade de vida das pessoas e atrapalha muito o dia a dia, desde a realização de exercício físico até atividades habituais domésticas. Quando ela surge, deve ser investigada com seriedade e de forma metódica, pois pode ser devido a problemas pulmonares ou de outros órgãos do corpo como o coração.

Um profissional experiente através de um questionário preciso, exame clínico bem feito e a correta seleção dos exames a serem feitos pode realizar um diagnóstico preciso e propor um tratamento adequado e resolutivo.

Assistência em Fibrose Pulmonar

A fibrose pulmonar é um termo amplo usado para chamar
um grupo de doenças conhecidas no meio médico como doenças intersticiais pulmonares. Nem todos os profissionais da área estão habituados a realizar uma investigação ampla de sua causa para propor o melhor tratamento.

Coordeno o ambulatório de fibrose pulmonar no Hospital de Clínicas/UNICAMP que é referência neste assunto em nossa região, assim posso ajudar a propor a melhor investigação e o melhor tratamento disponível para uma doença que pode
vir a ser muito debilitante em sua evolução.

Desvendando a Tosse Prolongada

A tosse é sem dúvida o sintoma mais comum das pessoas
que procuram o serviço de saúde. Após 2 semanas não se
trata mais de algo passageiro e deve ser investigada de
forma adequada.

Proponho uma ampla investigação, buscando identificar fatores pulmonares e também fora do pulmão que expliquem o sintoma. Com uma avaliação precisa e sistemática é possível resolver o problema em
pouco tempo, e se houver uma doença mais grave, identificá-la o mais precoce possível.

Tratamento Personalizado de Doenças Respiratórias

As doenças respiratórias são muito prevalentes e tem manifestações muito distintas a depender da pessoa, idade, doenças associadas, estilo de vida entre outros fatores.

Oferecer um tratamento individualizado para cada perfil
de pessoa é essencial, focando em características próprias
como a terceira idade, pacientes oncológicos e até pessoas
jovens que desejam melhora de performance atlética e da
qualidade de vida.

Avaliação Pós Pneumonia

Pneumonia é uma infecção pulmonar que tem como causas
principais tanto vírus como bactérias. Todos os pacientes que
tiveram diagnóstico de pneumonia e realizaram tratamento devem fazer seguimento com o pneumologista para avaliar
sua condição após.

Os pacientes fumantes, principalmente, devem ter especial cuidado e precisam ser avaliados, pois podem ter, por vezes, doenças mais graves ainda não diagnosticadas, cujo primeiro sinal foi a pneumonia.

Avaliação da Função e Capacidade Pulmonar

A espirometria é um exame que avalia a capacidade pulmonar
e a velocidade de entrada e saída do ar. Com essa avaliação
podemos fazer diagnóstico de diversas doenças como por
exemplo asma e DPOC. Além disso conseguimos quantificar
sua gravidade.

Outro ponto importante é a utilização da espirometria para
avaliação pré operatória de cirurgias médias e grandes,
principalmente as de via aérea (nariz, garganta) e as
abdominais (como cirurgia bariátrica, intestino).

Assistência Pulmonar para Pacientes Oncológicos

O câncer é uma doença complexa que pode acometer
diversos órgãos. Houve grande avanço no tratamento do
mesmo com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. O pulmão pode ser acometido durante o tratamento, seja como efeito colateral da quimioterapia e/ou radioterapia, ou na necessidade de uma cirurgia de retirada parcial.

Um acompanhamento especializado, visando manter a respiração saudável, melhorando a qualidade de vida e a performance pulmonar é essencial, ainda mais considerando que a realização de exercícios físicos tem um grande impacto na diminuição de retorno da doença.

Respiração Saudável na Terceira Idade

O pulmão do idoso deve ser acompanhado de perto por um
profissional especializado. Deve-se atentar a função pulmonar, força muscular respiratória e atualização vacinal visando manter o idoso saudável, ativo e portanto mais resistente a infecções pulmonares que possam torná-lo mais frágil.

Tenho uma experiência excelente em conjunto com geriatras, buscando identificar e criar estratégias para manter a boa capacidade pulmonar, maior resistência e assim uma respiração mais saudável.

Pessoas com Enfisema/DPOC

A pessoa com DPOC está mais sujeito a infecções pulmonares brônquicas que chamamos de exacerbação. A cada evento, um pouco de sua capacidade pulmonar, sua resistência e sua capacidade de exercício se perdem.

Proponho um tratamento que envolve tanto o tratamento medicamentoso, como a associação de nutrição e exercícios físicos específicos para melhorar sua resistência e capacidade pulmonar.

Paciente nutrido, músculo forte, melhor qualidade de vida e melhor respiração.