A Área do Paciente foi desenvolvida para auxiliar você a esclarecer algumas dúvidas que porventura tenham ficado após a consulta, trata-se de um guia rápido.
Utilize o campo abaixo para digitar sua dúvida.
Se sua dúvida não estiver aqui, não deixe de esclarecer entrando em contato com nosso WhatsApp.
1 - Asma
Os portadores de asma devem sempre ter consigo sua medicação de resgate, a “bombinha” que foi receitada caso piorem os sintomas: falta de ar, chiado no peito, crises de tosse seca. Esta deve ser usada conforme prescrito e serve para aliviar os sintomas no momento. Atente para as seguintes situações:
Se uma crise se iniciar e for resolvida completamente na primeira dose da medicação de resgate, observar se a mesma retorna, se sim procurar serviço de emergência.
Se a crise não melhorar completamente com a medicação de resgate, já procurar serviço de emergência, não aguardar resolução pelo risco de piora do quadro.
2 - DPOC/Enfisema
Os portadores de DPOC/Enfisema tem chances maiores de ter infecções pulmonares brônquicas que chamamos de exacerbações da doença. Podemos identificar precocemente a exacerbação observando os seguintes sintomas: piora da falta de ar, aumento do catarro e mudança da coloração do catarro (para verde ou amarelo).
Se 2 destes sintomas estiverem presentes por 2 ou mais dias consecutivos, entrar em contato com o Dr. Ronaldo Macedo, ou se final de semana procurar o pronto socorro.
3 - Fibrose Pulmonar
A fibrose pulmonar pode ter episódios de exacerbação (piora) da doença. Estes são caracterizados como piora da falta de ar, piora da tosse e a febre pode ou não estar presente. Se for um quadro leve, entrar em contato com o Dr. Ronaldo Macedo, se for mais grave procurar o pronto socorro, sempre referindo qual a sua doença pulmonar de base.