Na pandemia de coronavírus, a estratégia mais eficaz para diminuir a transmissão é o isolamento social. Contudo surge uma pergunta, como vou receber orientações ou conseguir uma consulta com meu médico se devo evitar sair de casa?

Pensando nesta dificuldade, o Ministério da Saúde regulamentou a telemedicina no Brasil, permitindo aos médicos a realização de teleconsulta.

Atendo pacientes com diversas doenças crônicas, como asma, DPOC/enfisema, fibrose pulmonar que necessitam de seguimento mesmo na fase em que a doença está controlada. Para estes pacientes, bem como para aqueles com sintomas gripais leves que querem uma orientação, a teleconsulta é um excelente recurso, pois permite uma avaliação e orientação adequada.

A teleconsulta tem benefícios, mas tem limitações, não está indicada para situações de emergência, para pacientes com sintomas gripais e falta de ar intensa, que deve ser avaliado pessoalmente pelo médico e no contexto da epidemia deve se procurar o pronto socorro.

Aqui em nossa clínica, oferecemos aos nossos pacientes este novo recurso, neste período difícil, mantendo sempre o compromisso com meus pacientes.