Neste momento de pandemia por coronavírus todos nós ficamos com medo de pegarmos a doença e começamos a atentar mais para sintomas respiratórios. Contudo, vale lembrar que nesta época do ano, com queda da temperatura e da umidade, os sintomas respiratórios das vias aéreas altas, como congestão nasal e espirros são muitos frequentes e não necessariamente tem relação com a pandemia.

Mas como diferenciar um simples resfriado, tão comum nesta época, da covid 19?

 

Deixemos claro que não é possível diferenciar os dois com 100 % de certeza, mas muitos sintomas são pouco comuns na covid e muito comuns no resfriado. Por exemplo espirros, congestão nasal ( nariz entupido) e coriza são bem frequentes nos resfriados, mas quase não observamos nos casos de covid, entretanto a febre , falta de ar e dor no corpo são raros nos resfriados comuns e frequentes na covid.

Assim, o mais importante é prevenir-se , usar máscara, lavar as mãos e saber que se você está com sintomas leves, sem falta de ar, não necessita ir ao hospital, deve ficar em casa, em repouso, com boa hidratação e se piorar procurar um serviço de saúde mais próximo.

Caso esteja em dúvida sobre o que está sentindo, consulte seu médico pneumologista para orientações, e como sugestão utilize para sua segurança as novas ferramentas de telemedicina.

Juntos venceremos esta pandemia e sairemos mais fortes.