Asma é uma doença crônica caracterizada pela inflamação das vias aéreas (brônquios) e que leva a sintomas respiratórios que tem intensidade de duração variáveis, como chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse.

A pessoa com asma pode ser diagnosticada a qualquer momento ao longo da vida, sendo mais comum na infância e na primeira fase da vida adulta.

Uma aspecto importante é que uma vez estabelecido o diagnóstico de asma, ela não é uma doença curável, que desaparecerá por completo, ela é sim uma doença que, com as medidas corretas de mudança de estilo de vida como exercícios físicos, profilaxia ambiental adequada ( retirar tapetes por exemplo) e o tratamento e seguimento adequados com um pneumologista, é controlável e reversível e não irá interferir nas suas atividades diárias e qualidade de vida.

Contudo, caso não seja seguida e tratada adequadamente, pode causar problemas graves, levar o paciente repetidas vezes ao pronto socorro e até expor o paciente ao risco de morte.

Hoje a quantidade e qualidade dos tratamentos para asma são enormes, e estes são cada vez mais personalizados.

Sendo assim, não deixe de fazer o seguimento da sua asma, mesmo nos períodos em que está sem crises, ela deve ser acompanhada por um pneumologista pois trata-se de uma doença crônica que pode agravar-se de forma silenciosa.

A prevenção é sempre o melhor tratamento.