A pneumonia é uma infecção que acomete os pulmões, sendo causada por vírus ou bactérias, e não deve ser confundida com um resfriado comum, pois trata-se de um quadro mais grave e por vezes necessita de internação.

Mas como posso diferenciar resfriado comum de uma pneumonia?

Os sintomas do resfriado comum são de acometimento das vias aéreas superiores, ou seja, nariz e garganta como congestão nasal, espirros, coriza e dor de garganta. A pneumonia é uma doença dos pulmões, aguda, e seus principais sintomas são: tosse, expectoração (geralmente catarro verde ou amarelo), falta de ar e dor torácica. Há ainda sintomas sistêmicos como febre, calafrios, dor no corpo e dor de cabeça, contudo nem sempre todos os sintomas estão presentes.

Os idosos são mais acometidos e geralmente tem menos sintomas, ou sintomas atípicos como um mal estar geral e confusão mental, e por ser uma população vulnerável e mais frágil deve receber uma atenção especial.

Na dúvida, consulte seu médico, a pneumonia é uma doença grave e seu diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento.