Esta é uma dúvida frequente e que trás muita angústia aos pacientes. Primeira informação importante é que a maioria das pessoas que são infectadas pelo novo coronavírus ou são assintomáticas, ou tem poucos sintomas, não necessitando procurar o hospital. Se você se enquadra neste perfil o correto a fazer é ficar em casa, em quarentena por pelo menos 14 dias ( contando a partir do início dos sintomas ou se assintomático a partir do exame confirmatório), mantendo boa hidratação e uso de sintomáticos, como analgésicos e antitérmicos (dipirona e paracetamol), para melhora da febre, dor de cabeça, dor no corpo e mal estar, assim como faria com uma gripe tradicional. O consultório médico não deve ser procurado caso esteja com a covid, pelo risco de contágio de outras pessoas no local. Se quiser tirar dúvidas com o médico, uma boa opção é a teleconsulta.

Mas qual o momento de procurar ajuda médica?

Deve-se procurar ajuda médica caso o mal estar se agrave, com dificuldade de realizar atividades em casa e principalmente em caso de falta de ar. Nestas condições o pronto socorro deve ser procurado imediatamente.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico, obtenha orientações por telefone ou por outros meios como a teleconsulta.

Juntos, com informações claras e com responsabilidade venceremos esta pandemia.