Estamos em plena pandemia de Coronavírus, mas também estamos enfrentando um volume enorme de informações, muitas confusas e contraditórias, a respeito deste tema.

Para contribuir de uma forma prática, vou colocar algumas informações simples de prevenção.

Quanto ao uso de máscaras, ele é muito importante principalmente em ambientes públicos, e serve para proteger tanto você, quanto ao outro. Estas podem ser de pano, com camada dupla, ou convencionais como as que usamos nos hospitais. Não devem ser usadas máscaras do tipo N95, que devem ser reservadas para uso hospitalar em situações de risco pelo profissional de saúde. Sempre ao chegar em casa, lavar a máscara de pano, evitando usá-la por mais de um dia sem higienização.

Outro ponto importante é o distanciamento social, evite sair de casa, e caso necessite, mantenha distância de 2 metros das pessoas e realize a higiene das mãos periodicamente com álcool gel ou água e sabão. Evite o uso de luvas, elas devem ser de uso exclusivo dos profissionais de saúde no ambiente hospitalar, pois fora dele podem dar falsa impressão de proteção, impedem a higienização periódica das mãos e podem mais prejudicar que ajudar.

Para finalizar, jamais interrompa seus medicamentos de uso contínuo sem antes consultar seu médico, mesmo que tenha ouvido falar algo na televisão sobre o uso do medicamento na pandemia.

Juntos e de forma consciente passaremos por esta crise.