Legado
Formado na Unicamp, tendo realizado as especializações na mesma instituição, tenho me dedicado a contribuir com a disciplina de Pneumologia da Unicamp, dentro do Hospital de Clínicas, como coordenador do Ambulatório de doenças intersticiais pulmonares (“fibrose pulmonar”), médico do Ambulatório de tisiologia e doenças infecciosas pulmonares e no setor de broncoscopia, afim de orientar e a formar novos médicos, bem como atender a demanda do serviço público de saúde com a mais alta qualidade e dedicação. Em conjunto a isso, desenvolvo meu trabalho junto aos meus pacientes, tentando ao máximo individualizar seu tratamento e focando em atitudes saudáveis e mudança de estilo de vida duradouras.
Formação
- Graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (1998-2003)
- Residência em Clinica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2004-2006)
- Residência em Pneumologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2006-2008)
- Observer Fellow no Serviço de transplante pulmonar em 2007 no Toronto General Hospital. (Toronto, Canadá).

Missão
Somos uma organização de saúde multidisciplinar que busca o desenvolvimento da sua saúde pulmonar e qualidade de vida, baseado nas melhores práticas médicas existentes e na mudança do estilo de vida (atividades físicas, melhora nutricional e controle do estresse), entregando resultados a curto, médio e longo prazo, com impacto no indivíduo integralmente.
Visão
Pretendemos nos tornar referência para os pacientes que buscam tratamentos integrados da medicina tradicional e mudança de estilo de vida, focados na prevenção e enfrentamento de suas patologias crônicas, de forma objetiva e multidisciplinar.
Valores
Realizamos práticas reconhecidas pela medicina, sem excessos.
Buscamos acolher as pessoas sem preconceito, de forma plena, focando o mesmo como um todo.
Garantir a pessoa que ela estará recebendo o melhor tratamento possível, de forma transparente sempre expondo prós e contras para melhor decisão conjunta.
Pneumologia
As doenças respiratórias são frequentes e a pneumologia vem se desenvolvendo rapidamente com exames mais precisos, novos tratamentos, novas drogas mais eficazes e com menos efeitos colaterais.
Recebo em meu consultório, pessoas em busca de soluções para diversas condições pulmonares e relacionadas a respiração e me deparo em alguns momentos com excessos que geram dúvidas e são pouco efetivos. Por exemplo, uma pessoa ,com um nódulo pulmonar identificado em um raio x do pulmão tem sempre chance de ter um tumor? Precisa sempre de mais exames confirmatórios? Com que frequência? Uma pessoa com suspeita de pneumonia precisa fazer tomografia do pulmão para comprovação? Será?
Com exames mais precisos e tantas informações disponíveis, as pessoas têm dificuldade de achar referências boas e confiáveis assim acabam realmente acreditando no erro de que sempre quanto mais exames melhor.
Não precisamos de mais exames. É preciso o exame correto, no momento certo, com a interpretação adequada e o seguimento com um profissional atualizado. O exame indicado para uma pessoa nem sempre o é para outra, o tratamento da mesma condição pode ter diversas opções. Isto é a medicina personalizada.
Acredito no conceito de medicina personalizada, com equilíbrio e sem excessos, focada no melhor tratamento possível. Somado a este conceito, a melhora da respiração deve ir além do pulmão, deve ser abordada amplamente. Ao focar o tratamento em todos os aspectos da saúde da pessoa, a melhora da respiração e qualidade de vida se torna uma realidade.
Paulo Renato
Paciente